Curso de Aperfeiçoamento em Neurociências e Comportamento na Aprendizagem

Processo de Aplicação

Matrículas Abertas

Início

Maio de 2019

Modalidade

Presencial e modular

Chancela

FACULDADE NOSSA SENHORA DE LOURDES – FNSL

Realização

Instituto de Neuropsicologia Aplicada – INAP

Carga horária

180 hs /a

Duração

12 meses (1 ano)

Público-alvo

Profissionais da Educação; graduados em Psicologia, Pedagogia, Psicopedagogia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e outros.

Investimento

Inscrição – R$50,00
Mensalidades: 18x R$200,00

Formulário de inscrições

Clique aqui para se inscrever

Formas de pagamento

Depósito ou transferência bancária

Instituto de Neuropsicologia Aplicada
CNPJ: 07.297.635/0001-41
Banco: Itaú
Agencia: 0814
C/c: 47348-4

Curso de Aperfeiçoamento em Neurociências e Comportamento na Aprendizagem

Objetivos

Geral:

Abordagem dos transtornos de aprendizagem

Específicos:

  1. Instrumentalizar o professor para identificar em sala de aula transtornos de aprendizagem, comportamento e desenvolvimento.
  2. Auxiliar o professor a discernir entre os profissionais para quem a criança deve ser encaminhada após o levantamento da hipótese de um transtorno e/ou dificuldade de aprendizagem.
  3. Capacitar o professor a desenvolver técnicas de intervenção/reabilitação para os transtornos de aprendizagem.

Quadro docente especializado

Adriana D’Carli: Fonoaudióloga – Especialista

Ana Carolina Cruz: Psicóloga – Especialista

Christiane Couto: Psicóloga – Mestre

Edna Souza: Psicóloga – Mestre

Lara Sá Leitão: Psicóloga – Doutoranda

Lourdes Cavalcanti: Psiquiatra – Mestre

Márcia Mônica Bezerra: Psicóloga – Especialista

Soraya Remigio: Psicóloga – Especialista

Valéria Granha: Pedagoga – Especialista

Coordenação:

Marisa Sá Leitão – CRP:02/0121

Programa e cronograma do curso

Módulo 1  Desenvolvimento Típico e Atípico

A importância do conhecimento a respeito do desenvolvimento infantil. As diversas fases de desenvolvimento cerebral e emocional da criança. Possíveis acometimentos e consequências dos mesmos no desenvolvimento.

Módulo 2  Como o cérebro aprende

Noções a respeito das bases neuropsicológicas da aprendizagem para a melhor compreensão dos transtornos de aprendizagem.

Módulo 3 Transtornos Psiquiátricos na Infância

Introdução aos transtornos psiquiátricos e do desenvolvimento. Essa disciplina abordará principalmente os de transtornos de humor, ansiedade e afetivos e suas características na infância.

Módulo 4 Transtornos da Leitura

 Apresentação do quadro clínico da dislexia, como ela se mostra em sala de aula e em atividades do cotidiano. Tipos de dislexia, introdução à intervenção e a importância do acompanhamento multidisciplinar e compreensão da família.

Módulo 5 Transtornos da Escrita

Apresentação do quadro clínico da disgrafia e da disortografia. Estudo das causas e introdução à intervenção.

Módulo 6 Transtornos da Matemática

Apresentação do quadro clínico de discalculia. Reconhecimento de diversas alterações ambientais e orgânicas que podem causar quadros semelhantes. Introdução à intervenção.

Módulo 7 Transtornos de Linguagem

Apresentação dos transtornos de linguagem identificados na infância. Conhecimento das possíveis causas e suas implicações no processo da aprendizagem.

Módulo 8 Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Serão esclarecidos diversos aspectos do TDAH. Formas de manifestação, medicação utilizada, o TDAH comorbidades e aprendizagem, terapias efetivas para diversos casos.

Módulo 9 Deficiência Mental

Como e quando reconhecer a deficiência mental durante o processo de desenvolvimento da criança. Possíveis causas e tipos de deficiência mental. Introdução à intervenção.

Módulo 10 Transtornos do Espectro Autista

Apresentação das diretrizes diagnósticas do autismo, diagnósticos diferenciais. Habilidades e limitações. Introdução às técnicas de intervenção.

Módulos 11 e 12 Técnicas de Intervenção I e II

Apresentação de técnicas de intervenção para a aprendizagem dos diversos transtornos de aprendizagem e do desenvolvimento.